O fato é que tudo na vida tem o bónus e o ónus. Partindo desta premissa, é necessário inteligência para analisar as circunstancias que nos são apresentadas. As pessoas são movidas pelos os interesses e pelas responsabilidades. Isso vale para família, para negócios, para amizades e principalmente para relacionamentos.
Muitas das vezes as pessoas só tem olhos para o bónus, ou com aquilo que podem obter algum privilegio. Contudo, quando se tratamos de um jogo de interesses não existe almoço grátis. É o famoso ditado “Cada um dar o que tem e busca o que não tem”. O pior é quando as pessoas movidas somente pelo o interesse ou simplesmente pela veia sanguínea, não medem as consequências que suas atitudes ou falta delas podem gerar.
A paixão, a luxuria, a ganancia, a inveja, a ambição desenfreada e outras patologias de caráter ou personalidade podem produzir repercussões catastróficas. A questão principal é que quando se pensa somente em seus próprios interesses, a coisa pode estragar e não obter mais conserto. É como um caminho sem volta. Um vaso quebrado pode até ser restaurado, mas nunca jamais voltará a ser o mesmo.
Por exemplo, muitos casamentos terminam quando os interesses no outro não são mais supridos. Acaba a admiração, acaba o respeito, acaba a lealdade e pode surgir com a falta de empatia, violência e traição. Quando é no âmbito empresarial, sócios entram em desacordo principalmente por achar que está em desvantagem em algum aspecto com relação ao outro. Nas amizades o fator que mais pesa é a desonestidade e as mentiras.
Mas o ponto principal, quando o investimento é desproporcional ao retorno as coisas não fazem sentido. Isso acontece quando um entrega tudo e o outro não valoriza, quando um trabalha muito e o outro apenas critica, quando um entrega tempo e o outro não retribui, quando apenas um lado é leal e fiel, quando ambos não estão na mesma sintonia e não compartilham mais dos mesmos propósitos.
Não faz sentido dar continuidade a uma relação onde somente um lado tem o bónus e o outro o ónus. Relação exige acima de tudo lealdade e responsabilidade. É necessário dialogo, compartilhar projetos e coisas em comum para que haja paridade entre as partes. O dar e o receber sejam frutos recíprocos e correspondentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário